sexta-feira, 26 de julho de 2013

Mãos que aquecem

Mãos brasieliras se dedicam ao trabalho manual também para aquecer  o próximo

Texto: Iris Alessi

O trabalho manual sem dúvida nenhuma traz prazer e muitas outras vantagens para quem o faz. Mas não são apenas as pessoas que fazem que gozam do benefício desses trabalhos. Os filhos, maridos, namorados, pais, amigos e colegas, também podem ser contemplados com presentes lindos tecidos à mão.

Mas o carinho e o calor passado por meio do trabalho manual não aquecem apenas os corpos dos conhecidos. Muitas pessoas se envolvem em projetos que confeccionam diversos tipos de peças para aquecer as pessoas mais necessitadas.

Ao longo das próximas semanas vamos contar a história de algumas dessas pessoas. Hoje, você vai conhecer a atividade desenvolvida por um grupo de Curitiba.

Irmãs de lã

[caption id="attachment_1162" align="alignleft" width="300"]Mãos das Irmãs de Lã - Foto: Arquivo blog Irmãs de Lã Mãos das Irmãs de Lã - Foto: Arquivo blog Irmãs de Lã[/caption]

Atualmente, as Irmãs de Lã, grupo predominantemente de mulheres, tecem quadrados de crochê que unidos formam mantas para aquecer senhores e senhoras que moram em asilos na capital paranaense.

Uma das integrantes do Irmãs de Lã, Marina Albertoni, conta que o grupo surgiu da vontade de um grupo de amigas de ajudar as pessoas com o resultado de arte que produziam. Muitas delas produziam as peças sozinhas e, no final de um ano, perceberam que se juntassem tudo poderiam conseguir produzir muito mais para ajudar ao próximo.

Durante todos os anos de amizade e de trabalho muitas mantas já foram doadas. Marina recorda que em 2012 foram 36 mantas doadas. Até agora, neste ano, 30 mantas já estão aquecendo aqueles que mais precisam, mas a expectativa é que mais mantas sejam doadas até o final do ano.

E a cada ano que passa mais pessoas se aquecem com esse trabalho. "A cada ano aumentamos o numero de pessoas beneficiadas e isso só é possível porque novas pessoas se unem ao grupo e também com mais associados nosso trabalho fica mais conhecido e as doações de material também aumentam", afirma Marina. Atualmente, cerca de 15 pessoas estão envolvidas no projeto, dessas entre 10 e 12 participam regularmente das reuniões.

[caption id="attachment_1164" align="alignright" width="300"]Irmãs de Lã costurando o quadradinhos para formar as mantas - Foto: Arquivo blog Irmãs de Lã Irmãs de Lã costurando o quadradinhos para formar as mantas - Foto: Arquivo blog Irmãs de Lã[/caption]

Marina reconhece a importância que esse trabalho tem para a comunidade. "Acho de extrema importância pois moramos em um local muito frio. É quase impossível deitarmos em nossa cama quentinha sem pensar naqueles que passam frio, que não tem uma família, que não recebem um carinho. Nossas mantas não levam apenas um pedaço tecido que aquece, leva também a energia positiva que transmitimos enquanto tecemos ou costuramos", diz.

Segundo Marina, o trabalho é muito satisfatório, porque dentro do grupo nasceu uma amizade muito forte. " Uma amizade de muitos anos, de pessoas que se fazem bem, que sentem carinho umas pelas outras."

O trabalho acaba inspirando muitas pessoas a fazer o mesmo. E o fruto são mais pessoas aquecidas. De acordo com Marin, é uma corrente do bem que só aumenta “gerando mais coisas e sentimentos positivos para todos”. Marina sabe que o trabalho que é realizado pelo grupo não pode mais parar. Por isso ela convoca quem tiver interesse em ajudar. As pessoas podem ajudar a fazer os quadradinhos para as mantas, ajudando a costurar as peças durante os encontros ou ainda doando somente o fio.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo blog: http://irmas-de-la.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Sinto muito orgulho de ser integrante deste grupo. É tudo de bom! Fazemos algo pelo próximo, é verdade, mas acabamos fazendo o bem a nós mesmos!

    ResponderExcluir