quinta-feira, 25 de julho de 2013

Aprender nunca é demais

Por Clara Quitela

Semana passada, publiquei dois vídeos aqui no Informação em Ponto. Um mostrando como fazer 4 montagens de pontos diferentes e o outro, como fazer 4 arremates diferentes.

[caption id="attachment_1159" align="alignright" width="300"]Video aula da Clara Foto: Reprodução YouTube[/caption]

Antes de continuar, uma explicação: eu tenho um canal no YouTube onde andei publicando, ao longo dos últimos três ou quatro anos, vídeos rápidos com tutoriais de tricô. A ideia de fazer esse canal nasceu da falta de fontes em português. Antes, as explicações que procurávamos estavam contidas em vídeos feitos por anglófonas e isso me incomodou muito a ponto de me levar a contribuir também. Não sou a única brasileira a ter vídeos tutoriais no youtube, é bom que se diga também, mas meu diferencial são vídeos bem curtos e diretos. Também procuro mostrar técnicas - você não verá um vídeo meu mostrando uma receita ou explicando como faz um ponto.

Continuando.

Além dos vídeos das montagens e dos arremates, há uns dois anos publiquei também duas séries, com cinco vídeos cada sobre aumentos (5 maneiras diferentes de fazer aumentos) e diminuições (5 maneiras diferentes de fazer diminuições).

A essa altura você deve estar se perguntar: precisa mesmo saber tudo isso?

No começo da minha vida tricotística, nos idos 2004, eu me fiz a mesma pergunta. Peguei um ponto lace para testar que mandava fazer 2pjm de um lado e um mate simples do outro. Na minha ingenuidade, eu pensei que era frescura. Que se 2pjm também é uma diminuição, eu não ia me importar em aprender outra. Bem,... naquele tempo, eu ainda era jovem e rebelde.

Hoje, eu ainda sou jovem, mas a experiência me mostrou que não é frescura, não, aprender esse monte de coisa SE eu queria ser "profissional". E profissional aqui entenda: não vendo nenhuma peça que tricoto, mas, uma vez que eu tenha escolhido fazer algo com as minhas mãos, sou da opinião que devo me dedicar e fazer o melhor que o meu conhecimento permite.

Não é o tamanho da peça, não é a quantidade de peças que você produz em um mês, não é ponto rendado ou trança, não é o tipo de peça que você está tricotando que vai te dizer se você é uma boa tricoteira ou não, mas sim o capricho nos detalhes. E você saber qual o melhor arremate para um xale ou para a barra de uma meia contribui demais para isso.

E para encerrar: o tricô me ensinou que sempre vai existir uma técnica que eu não sei fazer e/ou que eu nunca tinha nem ouvido falar ainda. E é por isso que eu gosto tanto desse trabalho manual, porque nunca acaba, porque estou sempre aprendendo.

ENQUETE: O que você gostaria de aprender no tricô?

Um comentário:

  1. Gostaria de aprender a tecer meia c/ag,circular, tecendo os 2 pes ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir