segunda-feira, 29 de julho de 2013

Como combinar cores?

Por Camila Alves

Como toda criança, desde pequena eu convivia com muitas cores. Mas minha mãe sempre me fazia vestir roupas contrastantes, nada, absolutamente nada comuns.Era um tal de azul petróleo, verde com azul, poás coloridos, meias-calças mostarda, magenta e turquesa.

Talvez por isso, além das básicas caixas de lápis de cor da escola, eu sempre desse um jeito de conseguir mais cores, com argumentos do tipo: "Mãe, mas se eu precisar pintar um elefante, esta caixa com 24 cores não tem um cinza". Lembro-me dessa na frente da livraria, eu devia ter uns 11 anos. Foi minha primeira caixa de lápis de cor grande! Quando entrei na escola técnica e precisava comprar materiais em lojas especializadas, eu quase morria com a lindeza das caixas enormes e sua mais perfeita ordem no degradê dos lápis.

[caption id="attachment_1189" align="alignleft" width="193"]Ciano e laranja - Foto: A4quivo pessoal Ciano e laranja - Foto: A4quivo pessoal[/caption]

Creio que daí, além dos anos estudando e testando técnicas, tenha surgido a irreverência e a facilidade em combinar cores além do padrão. Sabe quando você olha para alguma peça e não sabe por que não gosta? Pode ser que os tons estejam em desarmonia. Ou quando você busca um degradê e fica faltando aquela cor que não se sabe qual? Pode ser apenas a falta de uma referência, de uma imagem, ou mesmo um jardim florido!

Disco de coresPor algumas semanas, então, vou fazer uma série de textos curtos, trazendo algumas dicas sobre combinação de cor. Para começar, falarei sobre o disco de cor. Ele traz as cores primárias (ciano, amarelo e magenta) e as cores secundárias (verde, laranja e violeta). As primeiras combinações são as chamadas contrastantes, e formadas pelas cores em lados opostos (amarelo e violeta, magenta e verde, cian e laranja). São cores simples que, quando colocadas lado a lado em alguma peça, embora sejam totalmente opostas, ficam harmônicas.

[caption id="attachment_1191" align="alignleft" width="300"]Amarelo e violeta - Foto: Freepic Amarelo e violeta - Foto: Freepic[/caption]

Algumas empresas usam esse artifício em seus logotipos porque essas combinações são facilmente assimiladas pelo cérebro. Uma famosa escola de samba tem em sua bandeira, por exemplo, o verde e o rosa. E uma grande operadora de cartão de crédito tem um logotipo laranja amarelado + violeta azulado, que é uma variação do amarelo + violeta. E a natureza também dá show combinando opostos!

 

[caption id="attachment_1192" align="alignright" width="145"]Verde e rosa - Foto: Freepic Verde e rosa - Foto: Freepic[/caption]

E você, qual destas combinações contrastantes, prefere?

Ou suas cores preferidas são análogas, e seguem um tom parecido?

Semana que vem abrirei mais o círculo das cores, para falarmos sobre o que chamamos degradê.

Espero que vocês gostem e aproveitem as dicas para os próximos trabalhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário