quinta-feira, 13 de junho de 2013

Inspira.... expira...

Por Clara Quintela


Alguém já falou por aí: o processo criativo é 90% transpiração e apenas 10% de inspiração. Por inspiração, entenda como aquela sacada de gênio que faz uma peça comum se tornar algo extraordinário.


Nunca mensurei por isso não sei se a proporção 90-10 está correta. Só sei que tem dias que a gente transpira mais que tampa de chaleira e não sai nada. Nenhuma ideia bacana, aproveitável. Fica uma sensação péssima e eu sempre penso que "agora, eu esgotei minha criatividade". (dramática, eu?)


Mas ela sempre volta e normalmente eu a reencontro folheando livros de pontos.


Você pode ser ou não ser fã de livros. Pode ter ou não ter dinheiro para investir numa boa biblioteca de tricô. Mas se algum dia decidir arriscar, eu sugiro que você comece com livros de pontos. São vários títulos disponíveis. Até em português existe o famoso 1300 Pontos da Montricot.


Num dia que suas agulhas estiverem paradas (ok, é difícil, mas não impossível), pegue o livro e folheie. Se sentir vontade, pegue fio e agulha e faça uma amostrinha, ou duas amostrinhas, ou 10 amostrinhas, com o(s) ponto(s) que te inspirar(em). Observe cada um. Veja o que te faz lembra um gorro, ou uma gola, um que ficaria lindo num xale ou numa blusa. Depois pegue papel e lápis e desenhe como você gostaria que fosse esse seu/sua gorro/gola/xale/blusa.


Depois que você visualizou o efeito que quer, experimente tecer. Não faz mal se no começo não ficar exatamente como estava na sua cabeça. Quanto mais você tece, mais fácil vai ficando, eu garanto.



Acredite: o processo criativo não é coisa para "iluminados". É uma brincadeira, um passa-tempo, um desafio e uma prova da nossa maturidade como tricoteiras.




Alguns livros bacanas para se ter na estante:


* 1300 pontos (Montricot) - edição esgotada, mas eu já encontrei em sebos. Vale a pena procurar.

* A coleção Treasury of Knitting Patterns (4 livros), da Barbara G. Walker, em inglês.

* Stitch Library - Claire Crompton

* 1000 Knitting (and Crochet) Patterns Book - edição japonesa, mas sossegue que tem gráficos.


E uma outra opção é você procurar sites online que disponibilizem pontos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário