quinta-feira, 23 de maio de 2013

Tricoteira nível iniciante

Por Clara Quintela

Uma das coisas que mais escuto nos grupos e listas de tricô que participo é a frase "sou iniciante", aplicada em diversos contextos.

A pessoa usa a frase "sou iniciante" quando a colega mostra uma receita linda que ela julga que é muito difícil, mesmo sem nem ter tentado fazer.

Ou então quando ela quer tirar uma dúvida e tem vergonha de ser uma pergunta muito óbvia, muito bestinha, então ela usa o "sou iniciante" à guisa de desculpa antecipada.

Ainda, para se esquivar de participar de algum TJ ou de algum encontro. Acha que as demais participantes são superiores e ela está aquém, não é digna de estar no mesmo grupo.

Aiiihn.... posso falar? Preguiça dessas "iniciantes", viu?

Nas três situações acima, só uma certeza: essas pessoas (e são várias!) têm medo e vergonha. Medo de errar e vergonha de se expor e assumir que não sabem.

Pois eu vou revelar um segredo de todas as melhores tricoteiras que eu conheço: todas elas também se dizem iniciantes.

Ficou chocada? Pois faça o teste. Saia perguntando para as pessoas que você admira se elas sabem tudo, se elas também não ficam ansiosas diante de uma técnica nova. Todas ficam. Eu garanto. A diferença é que, diante de uma técnica nova, elas não paralisam no medo. Pelo contrário! Cada novidade, cada receita nova, cada encontro é uma oportunidade de crescer, de aprender, de desenvolver, de experimentar.

E elas sabem que se não ficar bom, elas sempre podem desmanchar e refazer. Ou usar o fio para outra coisa.

Pense assim: se você só fizer cachecol em ponto turco, você só terá cachecol em ponto turco. Enquanto não arriscar algo novo, não desenvolverá novas habilidades.

Moral da história: ser uma tricoteira iniciante é, no fim das contas, uma coisa inevitável, porque a gente está sempre começando um trabalho novo e aprendendo novas possibilidades.

O que uma tricoteira iniciante precisa de verdade é ser também intrépida, isto é, sem medo. Aí, sim. Essa é a combinação perfeita.

[yop_poll id="2"]

 

_______

[typography font="Cardo" size="10" size_format="px"]

Publicidade...[/typography]
//
http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js

3 comentários:

  1. Temos sempre que lembrar: ninguém nasce sabendo! Todas nós fomos iniciantes um dia. Descobrir-se intrépida é uma maravilha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Pois então, Clara, posso me considerar uma iniciante intrépida, rsrsrs... Vou aos pouquinhos, lendo muito, tentando muito, busca aqui, busca lá, consulta as perguntas e respostas dos grupos, e por ai vai. Assim, mesmo com medo já participei do TJ com a Grace, e fiz o meu primeiro top down, que não 100% mas me deu mais coragem para continuar a aprender. O que acho que é fundamental. Já fiz a gola com a receita da Sandrinha do TricoTrico, e agora penso assim, quando eu for "grande", quero ser como vocês.

    Bjks

    Raquel

    ResponderExcluir
  3. Clara,
    Você escreveu exatamente o que se passa no meu pensamento, visto que apesar de adorar tricot eu ainda sou uma iniciante. Agora fiquei animada e irei ao encontro no dia 15/06 no Paço Imperial no Rio de Janeiro.
    Muito Obrigada,
    Maria Emilia

    ResponderExcluir