quinta-feira, 9 de maio de 2013

Da Fazenda lança primeiro fio superwash produzido totalmente no Brasil

Pioneirismo da empresa brasileira não deve atingir apenas o mercado brasileiro; planejamento inclui exportação para outros países

Texto: Iris Alessi

[caption id="attachment_391" align="alignleft" width="300"]Fio Da Fazenda Sock Superwash - Crédito: Divulgação Fio Da Fazenda Sock Superwash - Crédito: Divulgação[/caption]

A Fazenda Caixa D’água, empresa brasileira do Rio Grande do Sul, lançou na semana passada uma novidade para o mercado brasileiro de fios para tricô e crochê. O produto em questão é um fio 100% lã numa espessura fingering. A classificação do fio, que é padrão internacional, é definida pelo número de voltas numa polegada que um fio pode dar. O fio é considerado fingering quando dá 22 voltas por polegadas.

O fio desenvolvido é composto de três cabos “de boa torção”, explica o proprietário da Fazenda, Marco Righi. O novo fio é fabricado com lãs de ovelha da raça Ideal. Por terem uma boa resistência, maciez e receberem um tratamento especial para que tenham uma durabilidade maior é um fio que pode ser utilizado em peças que vão a maquina de lavar, denominado “Da Fazenda Sock Superwash”.

A ideia de produzir um fio mais fino surgiu após o último lançamento da empresa. “Passamos a trabalhar na ideia de um novo fio, mais fino, a partir da solicitação de várias pessoas envolvidas com o mundo do tricô. Pedimos sugestões e ideias e obtivemos a colaboração de várias pessoas na definição deste produto”, conta Righi. O fio superwash da Fazenda é o primeiro com essas características produzido totalmente no Brasil. Segundo Righi, outros fatores também foram preponderantes para a escolha. “A absoluta carência de fios para agulhas mais finas, totalmente naturais e que pudessem ser utilizados para confecção de meias, xales, rendas e outras peças delicadas foi o que determinou esta escolha.”

Pioneirismo

[caption id="attachment_394" align="alignleft" width="300"]Fio Da Fazenda Sock Superwash - Crédito: Divulgação Fio Da Fazenda Sock Superwash - Crédito: Divulgação[/caption]

Righi acredita que sua empresa é única a produzir este tipo de fio no país. O fio surge como uma opção para competir com os poucos importados encontrados em terras brasileiras. Para o proprietário, um fio como esse não foi viabilizado pelas grandes indústrias, pois elas precisam que os produtos sejam vendidos em maior quantidade. O que não é tão relevante para quem trabalha com a base artesanal e que pode trabalhar com volumes menores.

“O mercado para produtos assim especializados ainda não é muito grande no país, mas acreditamos que vem crescendo continuamente, baseado na aquisição de fios importados de diversos mercados. Queremos ajudar neste crescimento oferecendo nossos produtos 100% nacionais e com compromisso com o meio-ambiente”, completa Righi. Os fios são tingidos com corantes naturais, renováveis e que são produzidos dentro da mesma fazenda onde os ovinos são criados.

Os maiores desafios da empresa não ficaram relacionados à produção do fio em si, mas as questões comerciais, “como a definição do produto e estratégias de divulgação e comercialização, pois somos uma empresa familiar e cuidamos pessoalmente de todos os aspectos, desde a definição, produção, divulgação e comercialização, e isso envolve conhecimentos muito diversos”.

Expectativas

A empresa pretende atender todas as importantes lojas nacionais que trabalham com fios “de qualidade superior” e que até o momento só trabalhavam com fios importados.

[caption id="attachment_396" align="alignleft" width="300"]Fio Da Fazenda Sock Superwash - Crédito: Divulgação Fio Da Fazenda Sock Superwash - Crédito: Divulgação[/caption]

Mas as expectativas não ficam apenas no mercado brasileiro. “Vamos buscar também mercado no exterior, a partir de contatos que já estão acontecendo, e amostras destes fios já estão com clientes da América do Norte, Europa e agora estamos também enviando a um novo contato da Ásia, em Taiwan. Somos iniciantes nestes mercados, mas acreditamos poder concorrer em pé de igualdade com os produtos que estão neste mercado, na mesma linha”, revela Righi.

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