quinta-feira, 9 de maio de 2013

Era uma vez uma tricoteira...

 
Por Clara Quintela
Essa tricoteira não teve o prazer de aprender a tricotar com sua mãe, tias e/ou avós. Ela já aprendeu adulta, em 2004, no primeiro encontro de tricoteiras que ela participou, com outra moça, também adulta com idade parecida, chamada Silvia.




Tão logo aprendeu, ela gostou tanto da brincadeira que se jogou com tudo em todo armarinho e loja virtual que encontrava. Não tinha uma semana em que ela não chegasse em casa com uma sacolinha. Como ela gostava muito de cores e estava treinando com cachecóis, comprava de 1 a 2 novelos coloridos/peludos/bolotudos.




Depois de 18 cachecóis, ela enjoou e quis tricotar algo diferente. Mas no seu estoque não havia mais de duas bolas iguais. Fora que era tudo fio cheio de "frescurites". Então ela juntou tudo em várias sacolas e doou para grupos de caridade.




Isso feito, ela começou a refazer um novo estoque. Agora comprava pelo menos 5 novelos iguais, principalmente se gostasse da cor. E o estoque foi crescendo de novo.




Alguns anos se passaram, ela tricotando seus novelos mas o estoque magicamente só aumentava. Enquanto tricotava, ela estudava as propriedades das fibras.




Lã (das mais variadas raças de ovelhas), acrílico, poliamida, seda, viscose... tudo isso ela experimentou e depois leu sobre o assunto "fibras". Resultado: ela ficou infeliz de novo, porque no seu estoque , onde ela se preocupou apenas com cores bonitas, estava cheio de porcaria. Então, mais uma vez, ela juntou tudo em várias sacolas e doou para grupos de caridade.




Agora, sim, ela pensou. Só vou comprar fios de qualidade.




[caption id="attachment_367" align="alignleft" width="300"]O meu estoque de fios  - Crédito: Clara Quintela O meu estoque de fios atualmente - Crédito: Clara Quintela[/caption]

E recomeçou a fazer estoque novamente.




Mais uns anos se passaram, e ela teve que mudar de cidade. Espaço reduzidíssimo na mala, ela teria que livrar do estoque de novo. Desta vez, ela doou só uma parte para a caridade e vendeu o resto para arcar com as despesas da mudança. Cada coleção de novelos que ia embora, era uma pontada no peito.




Lá pela 27a. pontada, ela decidiu: só iria comprar agora quando de fato precisasse. Até porque, ela lembrava, quanto mais novelos guardados, mais a sensação de "preguiçosa" tinha - embora não fosse verdade, pois estava sempre tricotando e toda semana alguma coisa saia de suas agulhas. Só num ano foram 42 peças feitas.




Mas comprando só o que se precisa, na hora em que se precisa, ela a) não precisava se preocupar com lugar para guardar tudo (e esconder do marido); b) poderia frequentar o armarinho toda semana praticamente e ver as novidades; c) economizaria dinheiro que poderia ser aplicado em fios de qualidade e, por que não?, fios de luxo vez ou outra.






E assim ela viveu feliz para sempre.




 




 




 





Essa historinha é a minha. Acredite: eu tenho hoje não mais que 30 novelos guardados no meu armário - cerca de 70% deles foram novelos que eu ainda trouxe na mala comigo, porque eram "de estimação", mas ainda não consegui usar por falta de ideias, mal de quem compra por impulso, sem ter um projeto específico para aquele tipo de fio já em mente.





Quando você já sabe o que vai tricotar, é diferente. Você compra na medida para não faltar e sobrar pouco. Fora que, comprando só o que se precisa, você pode gastar um pouco a mais e investir em qualidade.



Mas, mais do que tudo isso, eu preciso de paz de espírito. Quando tenho muitos novelos, fico me cobrando tricotar mais, mesmo que eu tricote todos os dias. Com pouquinhos novelos, estou sempre pensando: "hmmm... preciso passar no armarinho". Sem um pingo de culpa na consciência.

 

ENQUETE: Como é o seu estoque? Você investe em quantidade ou em qualidade?

Participe deixando sua opinião nos comentários.

 

 

_______

[typography font="Cardo" size="10" size_format="px"]

Publicidade...[/typography]
//
http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js

11 comentários:

  1. Meu gigantesco estoque está sob controle. Tenho lãs de estimação, algumas que irão virar presente/doação, relíquias, fios de qualidade e lãs com futuro planejado. Mas mesmo assim de vez em quando cedo ao impulso de uma novidade. Já estou com medo do Congresso :)

    ResponderExcluir
  2. Antes de conhecer as listas e os grupos de tricô comprava só para o que ia fazer, depois, ihhhh, depois acabou crescendo absurdamente por causa de promoções, impulso e tal...
    Agora, como também mudei de cidade, doei tudo o que era acrílico e afins para campanhas e fiquei só com lãs, e agora que faço as minhas próprias lãs será mais difícil tricotar com lã que não fui eu quem tingiu, então estou a espera para ver o que vai acontecer!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quando eu crescer, quero ser igual a vc. Por enquanto, ainda estou na fase da compulsão... ;-)

    ResponderExcluir
  4. É o mal de todas, pelo visto.
    Eu antes de conhecer os grupos de tricoteiras comprava porque fazia muitas colchas de crochê para doação e também para uso e presente.
    Dois anos que estou nos grupos e me desfiz de muitos fios e claro, comecei a lidar com outros tipos de fios nobres e claro, um estoquinho (rsrs) de novo.
    Sempre ouvi a Clara dizendo que deveriamos compras fios conforme o projeto, só que não é bem assim, mas eu já melhorei um pouco.
    Hoje eu confesso que procuro a qualidade mais que a quantidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei do relato, me lembrou a Luluzinha contanto estorinhas da bruxa Medéia. Faltou vc falar que agora está fiando os próprios fios, mas este é assunto para novas e deliciosas postagens.

    ResponderExcluir
  6. Nunca cheguei a ter problemas com estoque, sempre fiquei só na vontade da compra. Mas ultimamente ele tem aumentado, e o ritmo diminuído, então o jeito é inverter as coisas e seguir rumo ao zera estoque!

    Acho que o meu maior problema é quanto aos cuidados de como guardar cada tipo de fio, se deve haver tratamento especial dependendo da composição.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bem....eu confesso tenho um estoque bem legal, tem de tudo: fios felpudos, coloridos, com pelotinhos e o que mais imaginar, mas, o meu fraco sempre foi por lãs!!! Espero um dia tricotar todos eles...ufa! Beijos a todos e bom tricot!

    ResponderExcluir
  8. Estou com bastante estoque de lãs para doação, e com um querido e harmonioso estoque de fios de qualidade.
    Não reclamo pois estou produzindo bastante para doações.
    Agora estou me contendo e estou comprando pouco.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  9. eu já fiz até promessa para parar de comprar fios, mas não cumpri....já doei muitos e ainda tenho pra doar, preciso aprender a me controlar....rsrsrsrs ............bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda estou comprando por compulsão mas juro que estou tentando me educar.

    ResponderExcluir
  11. Meninas, se vocês puderem nos ajudar....estou coordenando um PROJETO AGASALHANDO COM AMOR...é um projeto social, no município de Taboão da Serra-São Paulo. Esse projeto é para ajudar Idosos e Gestantes carentes da região......fazendo kit's para os bebes e idosos..Para os bebes no kit contem; roupinhas usadas em bom estado, sapatinhos casaquinhos toucas e se possível produtos de higiene e para os Idosos o ktis contem; touca, cachecol manta ou xales e pantufa...
    Se vocês puderem nos ajudar ficaremos muitos felizes pela participação de todas..podem entram em contato por e-mail projetoagasalhandocomamor@gmail.com....ou pela página no Facebook, PROJETO AGASALHANDO COM AMOR



    Obrigada

    SÔNIA BEATRIZ (COORDENADORA DO PROJETO)

    ResponderExcluir