domingo, 5 de maio de 2013

18 meses de pesquisa e desenvolvimento

Para chegar às lojas e aos consumidores, as indústrias brasileiras começam a trabalhar a coleção 18 meses antes do lançamento

Texto: Iris Alessi 
 


[caption id="attachment_220" align="alignright" width="200"]Blusa feita com fio Envolvente da Círculo - Crédito: Divulgação Círculo Blusa feita com fio Envolvente da Círculo - Crédito: Divulgação[/caption]

O inverno já está quase batendo à porta. E quem gosta de produzir sua própria peça para a estação fica com os dedos coçando para saber quais são as novidades das grandes indústrias. Quando se encontra tudo prontinho na loja, é difícil pensar como tudo é feito para chegar aos consumidores. A coordenadora de Produtos e Consumo da Coats Corrente, Mara Cristina Lavia, revela que na indústria “a coleção do ano seguinte começa a ser desenvolvida com 18 meses de antecedência”.

O mesmo acontece com outras indústrias como a Círculo. Para trazer mais novidades ao público brasileiro as grandes marcas investem em pesquisa e desenvolvimento. A coordenadora de Marketing da Círculo, Jocineia Rocha, revela que a empresa tem uma equipe que viaja o mundo buscando tendências em feiras, lojas especializadas e fornecedores.

[caption id="attachment_222" align="alignleft" width="180"]Fio Cisne Magique da Coats - Crédito: Divulgação Fio Cisne Magique da Coats - Crédito: Divulgação[/caption]

Mas não é apenas a opinião internacional que conta dentro da fábrica. “Após este trabalho [de busca de tendências internacionais], vamos ouvir o mercado interno que são nossos clientes, que nos dão um norte para lançarmos a nossa coleção dentro da necessidade das consumidoras”, diz Jocineia.

Novidades

Entre as novidades na cartela de produtos da Coats, entre outros fios em acrílico, estão os fios Cine Felino, Cisne Arrojo, Cisne Simplicity e Cisne Magique, totalizando uma cartela de mais de 30 fios.

Já a Círculo lançou no mercado 18 fios importados e mais um lançamento produzido dentro da fábrica, o Aspen. “É um fio cujo efeito está super na moda o ‘jacquard’”, diz Jocineia. Além dos lançamentos, muitos fios continuam nos catálogos das indústrias. Mara explica que os fios que tiveram boa aceitação no ano anterior continuam para este ano.

Que venha o inverno

Para poder usar todos os lançamentos do ano e também os clássicos o momento é o de aguardar frio do inverno. E a esperança das empresas é que este ano faça mais frio. “A expectativa para esse ano é que tenhamos um inverno mais intenso em relação ao ano anterior, aumentando assim a procura por fios acrílicos”, pondera Mara.

Jocineia compartilha da mesma expectativa. “O outono chegou e com ele as temperaturas estão com cara da estação, pelo menos aqui no sul. Isso já tem ajudado a despertar um desejo na consumidora por fios de inverno. O ideal é que as temperaturas baixem já em maio, para que o movimento no mercado aumente e a consumidora tenha tempo para comprar o produto e ainda usar ou vender as peças este ano”, completa.

_______ [typography font="Cardo" size="10" size_format="px"]

Publicidade...[/typography]
// http://pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js

Um comentário:

  1. O que gostaríamos de ver sempre é o cuidado com os produtos, para que nossos trabalhos sejam de qualidade. E que venha o inverno! Aliás, ele acaba de bater à nossa porta!

    ResponderExcluir