domingo, 5 de maio de 2013

As cores da Pantone

A cada temporada, a empresa trabalha com pessoas diferentes para desenvolver as cores de cada coleção

Texto: Iris Alessi

Colaborou: Carlos Iadak
 
A cada mudança de estação aparecem novas tendências de modelos e cores. E no mundo das cores, a Pantone, empresa norte-americana, tem uma grande importância. Até chegar as cores da próxima estação, a empresa realiza pesquisas em diversas áreas.

[caption id="attachment_293" align="alignleft" width="300"]Cartela de cores da coleção Primavera/Verão 2013 da Pantone - Crédito: Reprodução Cartela de cores da coleção Primavera/Verão 2013 da Pantone - Crédito: Reprodução[/caption]

Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, em vídeo publicado no site da empresa, explica de onde vieram e a importância das cores da coleção Primavera/Verão 2013. “Sempre tentamos mostrar que as cores e roupas são auto expressões de você”, diz a diretora.

Um dos pontos interessantes observados pela empresa a apontado por Leatrice é a cor azul. Nem sempre a cor é pensada como neutra. “Na natureza vemos azul no fundo de quase tudo e nós não pensamos, necessariamente, que não funciona com tudo que está no primeiro plano da natureza”, comenta a diretora.

A cor âncora do grupo de cores para a primavera/verão 2013 é outro azul: Monaco Blue. Esta é uma cor um pouco mais clara que o azul marinho que é sólido e escuro que “estamos acostumados”, afirma Leatrice.

Outono

A cada temporada, a empresa trabalha com pessoas diferentes para desenvolver as cores. Para a coleção Outono de 2013, lançada em fevereiro passado, foram convidados designers que expressaram as facetas das cores dessa estação.

[caption id="attachment_292" align="alignright" width="300"]Cartela de cores da coleção Outono 2013 da Pantone - Crédito: Reprodução Cartela de cores da coleção Outono 2013 da Pantone - Crédito: Reprodução[/caption]

No Fashion Color Report Outono 2013, a empresa explica como é a composição das cores. “As cores se expressam em conjunto criando estados de espírito que variam desde looks estruturados e sofisticados até looks mais modernos, vivos e animados, encapsulando, nossa necessidade inerente por um guarda-roupa variado que reflita emoções que vão do introspectivo, pensativo até o irreprimivelmente exultante”.

"Assim como as folhas no outono mudam, o consumidor vai apreciar a capacidade de mudar a sua aparência e tentar uma nova abordagem para o seu guarda-roupa, nos dias mais frios", disse Leatrice.

Dentre as cores para o próximo outono no hemisfério norte estão o “exótico” açaí, que é um tom de roxo. Com a cor, a empresa sugere misturar com o vermelho “Samba”, que confere um olhar expressivo e dramático, e o laranja “Koi”, uma cor que, segundo a empresa, traz um convite "escolha-me para o seu guarda-roupa".

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