segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sobre Coleções



Por Camila Alves

Parece simples para a empresa escolher essa, aquela e aquela cor, tingir o novelo, colocar na cartela e vender. Mas não é. Uma coleção de produtos demora meses para ser concretizada. E nunca, nunca estará a altura das expectativas dos consumidores.

Uma coleção de tecidos, por exemplo, tem seu desenvolvimento iniciado cerca de 1 ano e meio antes de ser apresentada para os cofeccionistas! As indústrias de confecção por sua vez, cerca de 8 meses antes de colocar as coleções nas vitrines, já tem suas pesquisas e as diretrizes que serão seguidas para que os prazos sejam cumpridos.

[caption id="attachment_601" align="alignright" width="300"]Tecidos - Foto: Reprodução ClickFios Tecidos - Foto: Reprodução ClickFios[/caption]

Com os fios não é diferente. É praticamente 1 ano antes de colocá-los nas prateleiras que as empresas têm suas coleções definidas. Nesse momento, preparam amostras de cores e produtos, e começam a calcular as quantidades a serem produzidas, uma vez que os mesmos raramente são feitos no Brasil.

E as escolhas não são simples, não. Como criadora, afirmo que é com pesar que deixamos de lado determinada nuance ou material, para dar espaço à outro, mais comercial, digamos. A pesquisa é enorme, cansativa e cheia de interpretação. As cores, por muitas vezes, estão longe daquilo que nos agrada os olhos, e o toque e aparência dos fios, por outras, dá arrepios. Mas é assim. E o que chamamos tendência não é determinado só pela massa. As indústrias de corantes e matéria-prima (?) têm grande poder sobre aquilo que será usado ou não.

Se ainda assim parecer simples, coloque na conta os fatores financeiros de recebimento, estocagem, distribuição e venda. Sim, se a empresa escolheu esse ramo de negócios, precisa estar preparada para tudo que implica em seu funcionamento. E por esse motivo, precisa ser exata nas suas escolhas. Nenhuma empresa, por maior que seja, está na roda para perder. É negócio, e negócio grande.

É por esses motivos que aquela cor linda que queremos para fazer nosso xale não estará disponível. Nem hoje e talvez nem pelos próximos 2 anos. Porque como tudo, a moda é um ciclo.

Há uma década, nenhuma empresa sensata teria em suas cartelas de cor tons variados de verde e lilás. Mas aos poucos isso foi mudando, e hoje esses tons são queridinhos na moda. Não se sabe por quanto tempo, mas afirmo que já se sabe qual será a próxima bola da vez...


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2 comentários:

  1. ótimo texto! É verdade, nem pensamos em quanta coisa está envolvida no processo de lançamento de um produto, no nosso caso, os fios. Acho uma pena não podermos ter sempre disponível aquela cor, com aquele fio, ou seja, termos de depender dos fatores moda e mercado. Mas, é assim que as coisas seguem, sem problemas! É prazeroso do mesmo jeito.

    Beijos,
    Natan.

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  2. Obrigada, Natan!!
    Sempre é prazeroso mesmo!
    ;)

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