segunda-feira, 26 de agosto de 2013

E você, participa de encontros?

Por Camila Alves

Qual a graça ou a emoção de participar de um encontro? Pode ser que por timidez ou pela distância de algum grupo já formado, você ainda não tenha participado de um encontro de crochê ou tricô. Minha opinião? Arranje um tempinho, dê um jeitinho, e vá!

Da minha primeira experiência até a última, que foi esse final de semana, só tenho coisas boas a relatar! E vou contar um pouco sobre o que foi, para mim, o III Encontro de Crochê da Primavera, que aconteceu no último final de semana, em Balneário Camboriú.

Fiquei sabendo do primeiro encontro quando ainda morava no RS, e ele aconteceu em Gramado. Naquela altura, eu não conhecia quase nenhuma das meninas pessoalmente, e fiquei encantada com a possibilidade de poder participar de muitos momentos de alegria e aprendizado. Isso foi há dois anos, e por vários imprevistos, não consegui ir. Ano passado, para minha sorte, foi em Curitiba, e lá estava eu. Esse ano o local escolhido foi Balneário Camboriú (SC) e lá fui eu também!

[caption id="attachment_1645" align="alignleft" width="300"]Meninas concentradas para tecer a receita do Encontro - Foto: Marina Albertoni Meninas concentradas para tecer a receita do Encontro - Foto: Marina Albertoni[/caption]

E como funciona? Bem, quando começa a organização, uma peça é escolhida para ser tecida durante os dias do encontro. Para que isso possa ser concretizado, recebemos o patrocínio de uma empresa, que doa os novelos. Esse ano, usamos o delicioso Original, da Cisne para tecer o xale TAKE IT OR LEAF IT, que tem receita gratuita no Ravelry. Acontece que no meio do caminho tinha uma ideia, e algumas meninas do grupo (entre elas, eu) resolveram criar uma nova receita para homenagear o encontro. E foram contas de cá, desenhos de lá, novamente contas, mudança de pontos, mais contas, até começarmos a tecer. Claro que no durante o trabalho, íamos imaginando algumas mudanças, e lá se foram mais algumas alterações da ideia inicial... Nos divertimos horrores com esse processo!

A parte da confraternização também foi uma delícia. Jantamos juntos, levantamos brinde, demos risadas, contamos histórias. E a distância, muitas vezes tão grande quando contada em quilômetros, passa aos poucos a ser pequenina, porque colocamos cada experiência do outro dentro do coração. Algumas meninas, mais empolgadas, continuaram tecendo após o retorno ao hotel, mas eu estava mortinha de sono, e fui descansar, porque o outro dia começaria cedo! É! Porque existe toda uma programação para o encontro! Domingo seria dia de revelar amigo secreto, trocar quadradinhos e lembranças. Além de tecer mais um pouco, claro.

O café da manhã já foi pura animação. Mesmo quem não estava hospedado no hotel, foi até lá para tomarmos café juntos. Logo depois, amigo secreto. Animação pura! Eu ganhei uma gola lindíssima, confeccionada pela minha amiga! Quer presente mais especial? Também dei uma peça confeccionada por mim, porque acredito que esses presentes têm um valor além daquilo que pode ser pago.

Iniciamos, então, a troca de quadradinhos. Explico: quando foi resolvido o encontro, também foi sugerido que cada uma fizesse quadradinhos para trocar com as demais participantes. Escolheu-se uma medida e um fio apenas, para que todos os quadrados ficassem iguais, e a ideia é que agora cada uma possa ter uma pequena manta com o quadradinho de todas as outras! Lembrança mais do que justa e merecida!

E seguiu-se o sorteio das lembranças levadas por algumas amigas queridas. Mimos, delicadezas, pecinhas pensadas com o coração de quem as levou. E certamente guardadas com muito amor por quem ganhou!

Mais um pouco de gás nas agulhas, e já estava na hora do almoço, e de começar as despedidas para o retorno. São sentimentos antagônicos. Por conta da união, do carinho, da confraternização, parece que passamos muitos dias juntos. Mas também parece que o tempo foi tão curtinho, que precisaríamos de muito mais. Apenas algumas horas depois, a saudade é imensa, dos momentos, das risadas, sorrisos, abraços, olhares.

São pessoas que vão muito além, no sentimento. Cada uma que estava ali (e até as que estavam em pensamento e com o coração), estava com suas dificuldades, seus limites, suas batalhas. Cada uma que estava ali, estava com sua bagagem de vida, suas lições únicas e especiais, sua alegria contagiante, sua determinação. Cada uma daquelas meninas (porque chamo de meninas mesmo, indiferente da idade, porque o coração é serelepe e cheio de vida!) fez com que meu final de semana fosse de luz e energia positiva! E eu só espero ter passado um pouquinho disso a cada uma delas também.

Quero, além de tudo, deixar o imenso agradecimento à Coats Corrente pelo patrocínio, sem o qual não teríamos a chance de colocar em prática nossa arte.

Mas... O que se faz em um encontro, mesmo? Não tem como explicar. Minha opinião, outra vez? Não perca. Muito mais do que agulhas e fios, você encontrará, assim como eu, corações.

6 comentários:

  1. O encontro aproxima, rejuvenesce, permite surpresas, encontros ao vivo com quem normalmente só se tecla, desopila, e ainda permite aprender, rir, falar, gargalhar e fazer novas amizades. Querem mais? ;-)

    ResponderExcluir
  2. encontro mais recente do grupo, Camila, não foi o último
    e cada gota de chuva foi válida

    ResponderExcluir
  3. Verdadem Adri! Encontro mais recente, porque de último, está beeem longe!! Rsrsrs
    Para dar chance de mais gente sentir todas as coisas boas que nós sentimos cada vez que nos reunimos!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!

    Exatamente como vc descreveu, adorei nosso encontro espero muiiitos outros
    pela frente.Já com saudades.Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tere! Nem me fale! Eu adorei também! E mesmo que não seja para um encontro, logo logo darei um pulinho em Caxias, você vai ver!! ;)
    Beijos também na Luana!

    ResponderExcluir
  6. Camila
    Menina, como você escreve bem! Parece que estou novamente em Camboriú, rindo com todas, apreciando cada momento.
    Foi uma delícia, vamos repetir logo logo em Caxias, eu topo!
    Beijos
    Daisy

    ResponderExcluir