sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Diminuições e aumentos

Ao longo das próximas semanas, vamos trazer para vocês leitores alguns artigos sobre aumentos e diminuições em tricô. A ideia é apresentar as diversas técnicas existentes que podem ser aplicadas nos mais diferentes trabalhos.



 

Diminuições simples

Para começar, vamos falar sobre diminuições simples.

Para quê são usadas essas diminuições?

As diminuições podem aparecer em blusas, xales, meias, em trabalhos rendados, entre muitos outros. Elas servem para reduzir o número de pontos, mas não apenas para isso. No caso de um trabalho rendado, por exemplo, elas também servem para construir o desenho da receita. Veja o exemplo na foto abaixo:

Esta é a foto do trabalho rendado do xale Inspiração – o meu primeiro xale em tricô. O xale Inspiração é tecido de cima para baixo e ele vai aumentando ao longo das carreiras, mas nem por isso eu deixei de usar as diminuições simples para construir o desenho da renda.

[caption id="attachment_1411" align="aligncenter" width="300"]Detalhe dos pontos do xale Inspiração- Foto: Iris Alessi Detalhe dos pontos do xale Inspiração- Foto: Iris Alessi[/caption]

(A receita do xale Inspiração está disponível no seguinte link: http://flordeiris.com/2012/06/09/brincando-de-ser-designer/)

 

Mas o que são as diminuições simples?

As diminuições simples são as diminuições que são feitas combinando dois pontos, ou seja, trabalha dois pontos fazendo com que esse se transforme em apenas um.

Existem alguns tipos de diminuições simples. Neste artigo vamos falar das diminuições feitas em meia (ou do direito – isso é relativo, pois depende de como a receita pede para que você trabalhe o ponto).

Toda a diminuição tem um sentido (ou uma inclinação) – à direita, à esquerda ou central – que dará o sentido para o onde o trabalho vai continuar nas carreiras seguintes do trabalho ou que vai determinar qual lado estamos fazendo as diminuições como no caso das mangas e cavas, por exemplo.

 

Diminuição à direita (em meia)

A diminuição simples à direita em meia é o DOIS PONTOS JUNTOS EM MEIA. Sua sigla em português é 2pjm (essa é a sigla mais comum utilizada, porém é preciso ficar atento às descrições colocadas nos pontos empregados das receitas em português, pois não há no Brasil uma regra fixa para isso).

Em inglês o ponto é conhecido como KNIT TWO TOGETHER e sua sigla é k2tog.

O 2pjm consiste numa diminuição simples inclinada à direita. Numa chave de sinais de um gráfico, é possível encontrar os seguintes símbolos:

2pjm 2

 

 

2pjm 1

 

 

Execução:

Para fazer o 2pjm você deve inserir a agulha da mão direita nos dois primeiros pontos da agulha esquerda e tecer os dois pontos normalmente (juntos). Deslize os dois pontos da agulha esquerda já tecidos que se transformaram em apenas um ponto.

Veja a sequência de fotos da execução:
Passo 1

passo 2

Veja como fica o ponto num trabalho todo feito em ponto meia o resultado:

resultado

 

 

Diminuição à esquerda (em meia)

A diminuição simples à esquerda em meia é o MATE SIMPLES. Sua sigla em português é ms (essa é a sigla mais comum utilizada).

Em inglês o ponto é conhecido como SLIP SLIP KNIT e sua sigla é ssk. Observação: o modo de execução do ssk é um pouco diferente do que é feito no ms (a explicação está mais abaixo), mas a aparência é a mesma. Por isso, quando eu trabalho uma receita em inglês e encontro a sigla ssk automaticamente trabalho um ms (mate simples).

O ms consiste numa diminuição simples inclinada à esquerda. Numa chave de sinais de um gráfico, é possível encontrar os seguintes símbolos:

mate simples

 

 

mate simples

 

 

Execução:

Para fazer o ms você deve tirar o primeiro ponto da agulha esquerda sem fazer, tecer o próximo ponto normalmente e na sequência passar o ponto que tirou sem fazer sobre o ponto tricotado.

Veja a sequência de fotos da execução:

passo 1

passo 2

passo 3

passo 3 pt2

 

Veja como fica o ponto num trabalho todo feito em ponto meia o resultado:

resultado

Para fazer o ssk (como as americanas fazem) você deve tirar o primeiro sem fazer, tire o segundo ponto sem fazer, lace o fio e tricote em meia esses dois pontos.

 

Veja a sequência de fotos da execução:

passo 1

passo 2

Veja como fica o ponto num trabalho todo feito em ponto meia o resultado:

resultado

 

Observação muito importante: aqui nós sugerimos siglas e símbolos mais prováveis que você encontre ao executar uma receita em tricô. No entanto, é possível que o autor da receita utilize outros símbolos ou siglas para a execução daquela peça. Por isso é extremamente importante ao executar uma peça ler todas as explicações e notas que os autores colocam na receita. Só assim será possível compreender o trabalho como um todo antes da execução e, se necessário, tirar dúvidas com o autor.

2 comentários:

  1. [...] semanas anteriores, a coluna Em Ponto falou sobre diminuições simples: em meia e em tricô. Agora, o tema da coluna Em Ponto são as diminuições [...]

    ResponderExcluir
  2. [...] semana passada falamos sobre as diminuições simples em meia. Continuaremos a falar sobre diminuições simples, mas dessa vez em [...]

    ResponderExcluir