segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Degradês

Por Camila Alves

Dando continuidade ao assunto da semana passada, cores, agora é a hora de falar dos tons que usamos chamar 'degradê'.

O degradê é um efeito cromático. Pode ser formado por cores análogas ou através da variação do tom. Compliquei? Explico!

[caption id="attachment_1346" align="alignright" width="300"]Cores análogas Imagem 1[/caption]

As cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo de cores. A harmonia, nesse caso, dá-se pelo fato de serem originárias da mesma base cromática, ou seja, são formadas pelas mesmas cores primárias, porém com quantidades diferentes de cada tom em sua composição. A imagem 1 exemplifica bem. Esse quadro foi formado apenas com duas cores, o ciano e o magenta, usados em porcentagens diferentes para cada cor. E por mais simples que tenha sido feita essa composição, já é possível encontrar oito diferentes cores que forma um degradê!

[caption id="attachment_1347" align="alignleft" width="300"]Cores secundárias Imagem 2[/caption]

A analogia pode ser aplicada tanto entre as cores primárias, quanto as secundárias e terciárias. Quanto maior for o leque de cores disponíveis, maior vai ser a diferença entre as cores, que ainda assim, serão análogas e derivarão da mesma base (imagem 2). A imagem mostra apenas as primeiras cores derivadas do ciano + magenta e ciano + amarelo. No centro do retângulo encontra-se o ciano. Para a esquerda, ele está misturado com o magenta. Para a direita, ele está misturado com o amarelo. Todas essas cores são análogas e combinam entre si. E a quantidade dessas cores pode ser infinita!

Outra maneira de criar um degradê é alterando a luminosidade da matiz. Matiz é a cor sólida que pode ter sua tonalidade alterada, formando nuances claros quando misturada ao branco ou escuros quando misturada ao preto. Esse tipo de degradê chamamos de monocromático.

[caption id="attachment_1348" align="alignright" width="300"]Degradê Imagem 3[/caption]

Os quadros mostram o magenta misturado ao branco e ao preto. Ao olhar para a imagem, nota-se que a cor principal parece ser diferente. Por menor que seja a porcentagem de preto na mistura, a matiz sempre parecerá mais escura do que quando misturada com o branco (imagem 3).

Quantas vezes, por exemplo, no meio de seis novelos, todos em tons de rosa, não se percebe alguma coisa que não está harmônica? No começo, pode ser um pouco difícil olhar para a cor e saber de cara de quem ela deriva. Mas devagar é possível perceber, e mais do que isso, entender, que determinada cor tem mais azul do que amarelo, por isso ela não combina com as demais.

 

Espero que vocês estejam gostando das dicas sobre cores.

Deixem os comentários, e dúvidas também.

Vou adorar responder uma a uma!

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