sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Mãos que aquecem

O Informação em Ponto contou duas histórias de pessoas que doam seu tempo e o conhecimento de saber fazer uma arte manual para ajudar a aquecer pessoas necessitadas.

Hoje a história que vocês vão conhecer é da Veralu.

Texto: Iris Alessi

 

Sacos de Bebês

Vera Lucia Krauss, ou Veralu, como é conhecida, foi a fundadora do Saco de Bebês que é um blog solidário que faz enxovais para os pequenos de mães carentes. Segundo Veralu, o projeto iniciou com encontros semanais que ocorriam na praça de alimentação do metrô São Bento. A princípio o encontro era para tricotar, crochetar e trocar ideias.

Num desses encontros, há oito anos, Veralu acabou dando uma esticadinha até a Rua 25 de Março e comprou alguns pacotes de fios para bebê e resolveu tecer “alguma coisa” para ser doado. “A cada semana eu comprava mais um pacotinho e depois de alguns pacotes convidei a Bia , Beatriz Medina , para me ajudar na tarefa. Depois de alguns casaquinhos tecidos começamos a mostrar ao resto do grupo os trabalhos prontos e as meninas começaram a aderir”.

[caption id="attachment_1774" align="alignright" width="300"]Doações recebidas pelo Saco de Bebês - Foto: Reprodução Blog Saco de Bebês Doações recebidas pelo Saco de Bebês - Foto: Reprodução Blog Saco de Bebês[/caption]

“Em princípio, eu coloquei as peças num saco grande com zíper - daqueles de cobertor - e com a colaboração das amigas fomos enchendo aquele saco até que ao final de um ano fizemos a primeira entrega numa creche daqui de Santo André. Foi esse saco que deu nome ao projeto”, recorda.

Esse primeiro saco foi só o começo. Com o passar do tempo, mais pessoas iam conhecendo o projeto e colaborando. Até a criação do primeiro blog, hoje já desativado. “O projeto acabou virando uma bola de neve, quanto mais gente adere aos grupos da net interessadas em tricô e croche, quanto mais gente adere aos grupos do Facebook, mais gente conhece e adere ao projeto”.

Além das peças para bebês, ainda são feitos projetos para idosos – gorro, cachecol, meias ou sapatinhos e mantas. E com o passar do tempo o projeto só tem crescido e mais pessoas estão sendo aquecidas com as mãos solidárias dessas pessoas. Veralu diz que não saberia dizer quantas pessoas estão envolvidas no projeto devido a grande participação. Além dos envolvidos para fazer as peças, muitas pessoas também se dispõem a arrecadar essas peças em pontos de entregas. Hoje o Saco de Bebês também faz parceria com o Maré de Amor. Assim mais pessoas ganham carinho e calor.

“O Saco dos Bebês entregava no início apenas peças tecidas, depois começamos a fazer algumas rifas e conseguindo dinheiro pudemos comprar as roupinhas (macacão, pagão, fraldas, mijãozinho, body, cobertor) e tudo o mais que uma mamãe precisa para os primeiros dias de maternidade, Hoje a demanda é grande, mas nunca nos falta o que doar. Recebemos das amigas até carrinho de bebê em estado de novo e doamos”, conta Veralu.

“É um trabalho super gratificante, nos sentimos abençoadas cada vez que fazemos uma entrega de doações, felizes quando conseguimos atingir as metas impostas por nós mesmas, e muito emocionadas cada vez que recebemos um pacotinho ou um pacotão de doações”, finaliza Veralu.

 

Para colaborar com o projeto Saco de Bebês, visite: http://veralu49.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário