sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Diminuições duplas

Nas semanas anteriores, a coluna Em Ponto falou sobre diminuições simples: em meia e em tricô. Agora, o tema da coluna Em Ponto são as diminuições duplas.

 

Mas o que são as diminuições duplas?

As diminuições duplas são as diminuições que combinam três pontos, ou seja, trabalham-se três pontos fazendo com que estes se transformem em apenas um.

Existem alguns tipos de diminuições duplas. Aqui vamos falar das diminuições feitas em meia (ou do direito – isso é relativo, pois depende de como a receita pede para que você trabalhe o ponto).

Como falamos no artigo introdutório sobre diminuições, as diminuições têm um sentido, ou uma inclinação que é o que dará o sentido para onde o trabalho vai continuar nas carreiras seguintes. Essas inclinações podem ser à direita, à esquerda ou central. Nas diminuições simples ainda não tínhamos visto os pontos centrais. Eles vão aparecer agora.

Nesse primeiro texto vamos falar das diminuições em meia.

Diminuição dupla à direita (em meia)

A diminuição dupla à direita em meia é o TRÊS PONTOS JUNTOS EM MEIA. Sua sigla em português é 3pjm (essa é a sigla mais comum utilizada, porém é preciso ficar atento às descrições colocadas nos pontos empregados das receitas em português, pois não há no Brasil uma regra fixa para isso).

Em inglês o ponto é conhecido como KNIT THREE TOGETHER (Slip 1, Knit 2 together, Pass slipped stitch over) e sua sigla é k3tog.

O 3pjm consiste numa diminuição dupla inclinada à direita. Numa chave de sinais de um gráfico, é possível encontrar o seguinte símbolo:

3pjm

Execução:

Para fazer o 3pjm você deve inserir a agulha da mão direita nos três primeiros pontos da agulha esquerda e tecer os três pontos normalmente (juntos). Deslize os três pontos da agulha esquerda já tecidos que se transformaram em apenas um ponto.

Veja a sequência de fotos da execução:

 

passso a passo

passo a passo

Veja como fica o ponto num trabalho todo feito em ponto meia o resultado:

 passo a passo

Diminuição dupla à esquerda (em meia)

A diminuição dupla à esquerda em meia é o MATE DUPLO. Sua sigla em português é md  (essa é a sigla mais comum utilizada).

Em inglês o ponto é conhecido como SLIP 1, K 2 TOG, PSSO e sua sigla é sk2p.

O md consiste numa diminuição dupla inclinada à esquerda. Numa chave de sinais de um gráfico, é possível encontrar o seguinte símbolo:

mate duplo

Execução:

Para fazer o md você deve tirar o primeiro ponto da agulha esquerda sem fazer, tecer os próximos dois pontos juntos em meia e na sequência passar o ponto que tirou sem fazer sobre os pontos tricotados.

 

Veja a sequência de fotos da execução:

passo 1

passo 2

passo 2

passo 4

Veja como fica o ponto num trabalho todo feito em ponto meia o resultado:

resultado

 

Diminuição central (em meia)

A diminuição central em meia é o MATE DUPLO CENTRAL. Sua sigla em português é mdc (essa é a sigla mais comum utilizada).

Em inglês o ponto é conhecido como CENTER DOUBLE DECREASE e sua sigla é cdd.

O mdc consiste numa diminuição dupla com inclinação central, ou sem inclinação. Numa chave de sinais de um gráfico, é possível encontrar o seguinte símbolo:

mate central

Execução:

Para fazer o mdc você deve tirar dois pontos da agulha esquerda sem fazer, tecer o próximo ponto em meia e na sequência passar os pontos que tirou sem fazer sobre o ponto tricotado. Note nas imagens que o ponto que se sobressai é o ponto central dos três pontos trabalhados.

 

Veja a sequência de fotos da execução:

passo

mdc 2

passo

passo

passo

Veja como fica o ponto num trabalho todo feito em ponto meia o resultado:

passo

 

Observação muito importante: aqui nós sugerimos siglas e símbolos mais prováveis que você encontre ao executar uma receita em tricô. No entanto, é possível que o autor da receita utilize outros símbolos ou siglas para a execução daquela peça. Por isso é extremamente importante ao executar uma peça ler todas as explicações e notas que os autores colocam na receita. Só assim será possível compreender o trabalho como um todo antes da execução e, se necessário, tirar dúvidas com o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário