quarta-feira, 29 de abril de 2015

Preciso produzir, mas cadê a concentração?

Esses dias, enquanto estava executando a gola Raggio di Sole, receita criada por mim, reparei que estava totalmente desligada daquilo que estava fazendo. Em pouco tempo cometi erros bem bobos na execução da peça.Esta golaé um projeto simples, sem pontos complicados. O que me fez perguntar: por que estou cometendo erros tão bobos? Parando um segundo para pensar, cheguei à conclusão que estava desatenta, que estava pensando em outras coisas que não o tricô.

Pois bem, antes de iniciar um trabalho em tricô (ou crochê), sempre procuro observar o fio que vou utilizar, os desafios da peça e até tento estimar em quanto tempo posso terminar. Mas, muitas vezes, nem me atento aos fatores extras durante a execução do trabalho.

Para escrever este texto, perguntei às pessoas que seguem a minha página no Facebook que elementos eram importantes na hora de fazer algum trabalho manual e recebei diversas respostas.

As pessoas falaram sobre a questão da claridade e iluminação, sobre o silêncio e o barulho, televisão, sofá, ônibus e a companhia de outras pessoas. Algumas respostas mostraram que muitas delas executam dois trabalhos ao mesmo tempo. Um mais fácil para ser trabalhado em qualquer lugar e aquele que exige maior atenção.

Achei muito interessante os pontos levantados por todas, mas reparei que ninguém falou das questões interiores. Sobre seus sentimentos.

E, desde que me propus escrever esse texto, tenho observado que o que estamos sentindo naquele momento também é importante na hora do tricô e do crochê. Quando algo está te incomodando, quando um pensamento que não é sobre a peça que se está executando, acaba-se perdendo a concentração naquilo que as mãos estão fazendo. Muitos pensamentos vêm a nossa cabeça e acabam alojando-se, trazendo ansiedade e desconforto, não apenas para os momentos que estamos tricotando e crochetando, mas em todos os momentos que aquelas coisas que não podemos resolver naquela hora vêm à nossa mente.

Mas como concentrar-se?

Muitas vezes nos descabelamos com a quantidade de coisas que temos para fazer e resolver. Mas acreditar que não vai dar tempo ou que você não vai dar conta, não vai ajudar. Eu aprendi na meditação que temos de deixar a mente livre. Confesso que não é a coisa mais fácil do mundo (vocês viram o inicio deste texto). Mas é ótimo quando, por pelo menos alguns minutos, a mente fica livre de todos os pensamentos.

Respire e concentre-se na sua respiração. Esse é um dos processos da meditação. Você observa a sua inspiração e a expiração. Como num passe de mágica, sua mente está mais calma. Ajuda muito a colocar as ideias em ordem. Aliás, esta técnica é ótima para quem está num momento de extrema pressão e ansiedade, como numa prova de vestibular.

Programa-se. Se você tem uma dificuldade muito grande para se concentrar, trabalhe em espaços de tempo cronometrados. Por exemplo, você escolhe o trabalho que vai fazer e utiliza um despertador para trabalhar naquilo por 25 minutos (o tempo é apenas um exemplo). Executado parte do trabalho no tempo escolhido, dê-se ao direito de ter alguns minutos de descanso, olhar outros trabalhos, ler um livro, outro programa qualquer que distraia a mente. Depois volte trabalhar novamente, com uma nova marcação de texto.

Rotina é tudo. Quem tem muita dificuldade para concentrar-se precisa criar uma rotina. É como fazer exercícios físicos. Os horários precisam ser cumpridos rigorosamente. Esse é um ponto fundamental para quem é artesão e trabalha em casa. Porque as pessoas que trabalham fora de casa têm, de certa fora, a "obrigatoriedade" de trabalhar enquanto estão no escritório, ateliê, etc., mas quando se trabalha em casa, há muitas distrações e outros afazeres que acabam tirando a concentração do trabalho do artesão / artista.

Tenha seu próprio espaço. Não precisa ser um espaço muito grande, você pode começar com uma mesa própria e colocar ali somente os materiais de trabalho.

Tricote e faça crochê sem rumo. Não estou falando daquele projeto que você precisa entregar, mas uma peça para descarregas as energias, que não tenha a menor pressa de ser tecida e que seja simples para descansar a mente e colocar em atividade somente as mãos.

Reunindo essas pequenas dicas, dá para melhorar a qualidade do trabalha que realizamos e fazer isso com mais prazer.

 

Quem quiser ler os comentários que as pessoas fizeram sobre a minha pergunta acesse este link.

 

Muito obrigada às amigas que responderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário