segunda-feira, 20 de abril de 2015

Brasileira fica entre as dez melhores em concurso da Vogue Knitting

Marusca Avena teceu uma manta em mohair com rendas e tranças

[caption id="attachment_3180" align="alignright" width="300"]Manta Marusca A manta criada por Marusca Avena - Crédito: Vogue Knitting Live[/caption]

No último final de semana (18), a Vogue Knitting divulgou a vencedora do concurso Warmth of Mohair Blanket Design Competition. Um concurso para que as pessoas fizessem mantas com um fio que contivesse mohair na sua composição. A vencedora foi Joan Cory, mas o Brasil não ficou atrás.

A brasileira Marusca Avena, popularmente conhecida nas redes sociais por Tricota Maricota, ficou entre as 10 finalistas do concurso. “Independente do resultado, acho muito importante tentar, meter as caras. Faz parte do nosso aprendizado, do nosso crescimento. Tricotar e crochetar são ferramentas para aguçarmos nossa imaginação. Criar, colocar no papel nosso sentimento, nosso pensamento e executar uma obra de nossas mãos. Com amor e carinho em cada ponto”, avalia Marusca.

Marusca ficou sabendo do concurso por meio de um newsletter e ao ver a possibilidade imprimiu o material e distribuiu para várias amigas. “Nenhuma delas topou o desafio”, comenta. Para Marusca, foi importante levar o nome do Brasil lá para fora. “Mostrar que aqui também se produzem peças que não ficam devendo nada às que são produzidas lá fora. A criação é um movimento de expressão e ela pode ser desenvolvida em cada pessoa. Eu trabalho muito este aspecto com minhas alunas. Não simplesmente copiar um modelo de uma revista, mas criar, fazer uma peça exclusiva.”

A artista não tinha esperança de ser selecionada, no entanto preencheu o formulário e enviou uma foto da peça. Foi seu primeiro concurso fora do Brasil. Dois dias após o envio, Marusca recebeu um e-mail da Vogue Knitting que informava que ela havia sido selecionada. “Uma sensação indescritível. Uma emoção ímpar. Sabe lá o que é estar entre 10 finalistas do mundo inteiro? Experts do tricô? Pessoas renomadas?”

A manta

A manta tecida por Marusca foi feita com o fio Mohair Luxa da Lang Yarns. Marusca recebeu o patrocínio da Pintar e Bordar. O fio tem uma incrível leveza, maciez e brilho, destaca a artista. A peça foi tecida com agulha 4,5 mm, o que deu a peça uma extrema leveza.

Entre os pontos utilizados por Marusca para a confecção da manta estão ponto arroz, tranças e motivos rendados. O projeto foi executado em aproximadamente dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário