Sempre digo para minhas alunas: a coisa mais importante para se tricotar é o fio.
[caption id="attachment_628" align="alignright" width="300"]
(Porque, né?, até a agulha é menos importante quando se é possível fazer tricô de dedo). É com o fio e a partir dele que toda trama é feita.
Está lá no dicionário:
FIO: (s.m.) Fibra longa, delgada e retorcida de matéria têxtil.
E que matéria têxtil é essa? Pode ser: algodão, seda, linho, lã, cânhamo, nylon, acrílico, viscose... e até arame de metal flexível também é chamado de fio às vezes.
Dito isso, eu pergunto: por que tanta gente por aí teima em dizer que tricota com lã mesmo quando o FIO que está usando é 100% acrílico???
Ora, a lã vem da ovelha, da cabra. Também pode vir de outros bichos, como coelho, camelos, algumas raças de bovinos. E até de bichos pouco comuns, como gambá, cachorro, gato. Retira-se a fibra do animal, lava, carda, tinge e fia. Processo manual ou industrial.
O acrílico é feito a partir do petróleo. Manda uma broca enooooorme perfurar a terra, sei lá quantos metros abaixo do nível do mar, retira-se uma substância cara e poluente, pela qual o mundo inteiro está em guerra há décadas, transporta-se de navio até a refinaria (torcendo para o navio não vazar e matar sei lá quantos animais), faz-se plástico, faz ziplock, faz gasolina e faz também fio, entre outros produtos. Processo totalmente industrial, com uma cadeia de produção bem longa.
Qual é a semelhança entre um e outro? Apenas que no final os dois podem ir para parar nas suas agulhas, com resultados parecidos visualmente, diferentes ao toque.
O que eu quero dizer com isso? Quero alertar para um problema de falta de conhecimento que se alastrou nos meios tricotísticos brasileiros como uma praga: a mania que as pessoas têm de dizer que tricotam com lã de acrílico, lã de algodão.... Não, gente. Lã é lã. Algodão é algodão. Acrílico é acrílico. Bicicleta é bicicleta. Borboleta é borboleta. Uva passa é uva passa.
Você não anda de bicicleta de uva passa, anda? Pois é. É absurdo. Como também é absurdo dizer que fez uma manta de lã de poliamida. Não fez. No máximo, você pode ter utilizado um FIO cuja composição continha lã + poliamida. Aí sim.
Mas vamos falar certo?
Da próxima vez que você for no armarinho, peça FIO para bebê (invés de lã para bebê, pensando em acrílico); peça FIO para manta. FIO para xale. E toda vez que você encontrar uma amiga tricoteira cometendo a mesma gafe, delicadamente, explique a situação.
O nome certo é FIO.
ENQUETE: Vamos lá, com o que você tricota mesmo?
( ) Fio
( ) Fio
( ) Fio
_______ [typography font="Cardo" size="10" size_format="px"]
Publicidade...[/typography]
Eu tricoto com fio! ;-)
ResponderExcluirMas muita gente ainda faz esta confusão...
Pode imprimir e distribuir? Rsrsrs
ResponderExcluirTexto perfeito: alegre e elucidativo!
Parabéns
gilete,
ResponderExcluirmaisena,
bom-bril,
xerox,
bandeide,
danone,
cotonete,
todos são exemplos do que eu acho que aconteceu com a "lã".
E mesmo com isso, não há como discordar do que você diz. Por outro lado, não dá para negar a existência da substituição da "parte pelo todo" da "sinedoque", ainda não decidi de é metonímia ou sinedoque, ou outra coisa que o valha.
E ambos são uma chatice, tanto a insistência em mudar como as pessoas falam como usar como contra-argumento grámatica.
Necessário? Sim, não se muda o mundo sem mudar o mundo.