sexta-feira, 17 de julho de 2015

“Nossa roupa que conta história”

Projeto tem como objetivo valorização da produção de moda com ética

Imagine uma roupa ou acessório que carregue consigo elementos como moda, ética e artesanato regional. Foi isso que pensou o designer de moda Luan Valloto. Ele se uniu a artesãs de Curitiba para criar peças que carreguem esses conceitos.

[caption id="attachment_3523" align="alignleft" width="225"]Foto: Arquivo pessoal Luan Valloto Foto: Arquivo pessoal Luan Valloto[/caption]

Sua ideia era levar o artesanato e as artes manuais para enriquecer a moda. Juntar a moda às memorias, ideias e histórias que estas artes têm. De acordo com Luan, essa mistura tinha um propósito: desacelerar e poder proporcionar isso para as pessoas.

Para o desenvolvimento das peças – calça, colar e uma bolsa –, Luan trabalhou em todos os pequenos detalhes, como a escolha dos fios que seriam utilizados, as cores e a tinta para tingir estes fios e o processo de produção.

Os fios escolhidos por Luan foram um fio de seda de O Casulo Feliz, lã da Fiolã e algodão da Círculo. O tingimento de cada fio foi natural e feito com espinafre (seda) e erva mate (lã).

 

Valorização

[caption id="attachment_3524" align="alignright" width="300"]Foto: Arquivo pessoal Luan Valloto Foto: Arquivo pessoal Luan Valloto[/caption]

Com as peças, Luan propõem a valorização do que é feito à mão e do aprendizado de técnicas que são atemporais. Essas peças são inspiradas na natureza e visando assim transmitir o respeito à fauna e à flora.

Luan descobriu artesãs para fazer o trabalho e cada uma delas contribuiu para o desenvolvimento de cada produto. Luan também respeitou as necessidades de cada artesã, visando à sustentabilidade da execução.

[caption id="attachment_3525" align="alignleft" width="300"]Foto: Arquivo pessoal Luan Valloto Foto: Arquivo pessoal Luan Valloto[/caption]

Todas as peças foram feitas quase na totalidade à mão. Pequenas partes precisaram de máquina para ser executadas. Neste caso, Luan optou pela máquina de pedal, pois esta não utiliza energia elétrica.

Vendas

As peças de Luan Valloto serão vendidas apenas sob encomenda. E cada cliente irá entender e participar do processo de feitio da peça. Saber que é feita à mão e que isso demanda tempo, cuidado, dedicação das pessoas que estão fazendo.

O consumidor ficará próximo a quem produz, encurtando assim o caminho.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário